
Os alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Leonor Mendes de Barros obtiveram excelente resultado no Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo). O índice é um indicador que mede a qualidade das escolas, através do desempenho dos alunos.
Mesmo antes de a Secretaria de Educação anunciar que caiu o desempenho dos alunos do 3º ano de “1,98” para “1,81” no Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), esta escola obteve o índice de 2,96, sendo o maior índice no município de Barueri.
Mas não há mágica. O bom desempenho no Idesp é fruto de muito trabalho e participação ativa de pais e professores. De acordo com Nanci Ramos Vilanova Sant’Anna, diretora da escola, o resultado é muito positivo para a unidade, porém ainda há falta de incentivo por parte do estado. “O bom desempenho é uma conquista nossa. É muito prazeroso saber que batemos as metas a que nos propomos e que o nosso papel está cumprido. Entretanto, sofremos com os baixos salários e a falta de uma política que nos incentive e nos valorize”, declarou.
Para Lúcia Helena Sanfilippo Kroger, coordenadora pedagógica, apesar das dificuldades, a grande vitória é ver que os alunos aprenderam de verdade. “Muitos chegam com grandes dificuldades, adquiridas ainda na alfabetização. E conseguimos sanar com um trabalho contínuo, de formiguinha mesmo. Este é o terceiro ano que conseguimos um bom resultado e o que queremos é melhorar cada vez mais.”
Alguns outros fatores também influenciaram no exemplar resultado da escola: boa estrutura física, ambiente limpo e organizado, foco na aprendizagem, parcerias com instituições privadas, rigidez e tecnologia à disposição dos alunos.
Infelizmente, isso não é a realidade de todas as escolas brasileiras. Dados divulgados no final de março pela Secretaria de Estado da Educação dão conta que menos escolas estaduais receberão o Bônus da Educação no ano de 2011. De cada dez unidades, três não terão o benefício porque não atingiram as metas propostas no Idesp em 2010.
Folha de Alphaville.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário construtivo para nós! Lembre-se que esse é o melhor meio de melhoramos nossa escola!